Introdução:
O sono reparador é a melhor alternativa para reduzir o processo de envelhecimento, além de facilitar a recuperação muscular e o processo de aprendizagem e memória. Isso porque ele tem efeitos antioxidantes e combate o estresse oxidativo, promovendo o rejuvenescimento celular.
A Ciência do Sono e Antioxidantes:
· Durante o sono, o corpo realiza processos de reparação e renovação celular.
· Estudos mostram que sono adequado reduz o estresse oxidativo, por ter como característica o aumento da melatonina – que é um “hormônio” produzido pela glândula pineal e que nos surpreende a cada dia com suas inúmeras funções que são descobertas com tantas pesquisas. Ela parece ter certa proteção da mitocôndria, que é a parte da célula responsável pela produção de energia.
· Uma recém-publicada revisão literária, comparou as propriedades antioxidantes das vitaminas C, E, carotenoides e D versus melatonina e concluiu que a melatonina oferece um maior espectro antioxidante do que aquelas vitaminas.
· O sono adequado contribui para a regulação de outros hormônios essenciais para a qualidade de vida, disposição e energia como cortisol, os hormônios sexuais e os hormônios da tireóide.
· Efeitos do Sono na Saúde e Envelhecimento:
· A privação do sono aumenta a produção de radicais livres e estresse oxidativo, isso faz com que o organismo evolua para a um envelhecimento acelerado como também e a um maior risco de doenças relacionadas à idade.
· Uma vida mais longa e saudável está totalmente relacionada ao sono reparador – é ele que retarda o processo de envelhecimento e promove a longevidade.
Dicas para um Sono Saudável:
Rotina de Sono: Tenha um horário regular para dormir e acordar, mesmo nos fins de semana.
Ambiente Confortável: O ambiente ideal para promover o sono adequado é um quarto escuro, silencioso e fresco, com um colchão e travesseiros confortáveis.
Desconecte-se Antes de Dormir: Evite se expor a telas 3 horas antes de dormir.
Relaxamento Pré-Sono: Promova atividades relaxantes antes de dormir, como leitura, meditação ou um banho morno.
Cuidado com Alimentação e Bebidas: Evite refeições pesadas, cafeína e álcool próximo à hora de dormir. O ideal é que você faça sua última refeição 3 horas antes de deitar.
· Investir em um sono de qualidade é investir na saúde antioxidante e no bem-estar a longo prazo.
· Reveja seus hábitos e rotinas de sono. Busque melhorias onde for necessário.
· Caso não consiga melhorar seu sono sozinho, marque sua consulta.